Thursday, March 30, 2006

Caso 4

Desde a mais tenra idade, António desenvolveu uma predilecção pela informática. Ainda vestia calções e já trocava os jogos de bola por uma tarde na frente do seu computador. Diferentemente dos outros petizes, os seus desejos não se limitavam aos jogos de computador, distinguindo-se destes pela sua apetência pela programação.
Assim, foi com toda a naturalidade que os seus estudos evoluíram para a Engenharia Informática e na parte inicial da sua formação superior desenvolveu a sua maior paixão: a Internet. Ultrapassada a fase inicial dos chats e de intermináveis pesquisas em sites de gosto duvidosos, António iniciou-se na criação de conteúdos para a internet, nomeadamente a elaboração de páginas pessoais e institucionais. O talento que demonstrou valeu-lhe os mais intensos e merecidos elogios das muitas pessoas que contactaram com o seu trabalho.Instado pelos seus mais amados familiares, António optou por dedicar-se profissionalmente a esta actividade, constituindo uma empresa, que denominou @ntónio, construções sem tijolos. Para local de trabalho escolheu um imóvel pertencente a Basílio, com quem celebrou, por acordo verbal, um contrato de locação.
Porém e repentinamente, o seu destino modificou-se: numa viagem ao Brasil, onde se deslocou com o intuito de realizar um curso de aperfeiçoamento, conheceu a mulher que sempre idealizara. Regressou a Portugal, mas a saudade venceu e decidiu iniciar nova vida no continente americano. Não obstante a ilusão que o guiava, e receando o epílogo do romance, AntónioCatarina que esta, por um período de três anos, explorasse a @ntónio, construções sem tijolos . acordou com

Curiosamente, foi no momento em que o prazo deste acordo estava a terminar que o sonho brasileiro de António começou a adoptar contornos de pesadelo; o desgaste da relação amorosa e as saudades da terra pátria fizeram regressar António a Portugal e retomar a sua actividade na @ntónio, construções sem tijolos .
Embora dificultado pela recusa Catarina em devolver-lhe a @ntónio, construções sem tijolos sem uma compensação monetária vultuosa, este regresso acabou por ser extremamente profícuo em termos profissionais para António: a sua mágoa pessoal traduziu-se numa entrega quase obsessiva ao trabalho, não apenas incrementando as actividades que a empresa já desenvolvia como estreando outras áreas de actividade. Neste contexto, iniciou a produção e comercialização de webcameras que designou por Sonia, em homenagem ao seu antigo amor.Motivado pelos amplos proveitos financeiros auferidos com a comercialização deste produto, António decidiu ainda aventurar-se em novos empreendimentos criando uma rede de ciber-cafés: os Hard Rock Ciber-Cafés. No entanto, a rentabilidade financeira desta empreendimento foi muito menor que as desmesuradas expectativas do seu fundador, resultando desta circunstância a repetida incapacidade de António para responder às legítimas pretensões dos seus credores. Consequentemente e se num primeiro momento os credores de António acordaram em reduzir em 25% o valor dos seus créditos, o incumprimento por este dos termos do acordo, bem como a percepção que os Hard Rock Ciber-Cafés não reuniam condições de viabilidade económico conduziu os credores a requerem a falência de António. Ao ter conhecimento da pendência de um processo de falência, António vendeu a uma sociedade por quotas de que é sócio maioritário um imóvel, por um montante bastante inferior ao valor normal de mercado. Já depois da declaração de falência, vendeu ao seu íntimo amigo David um outro imóvel que este sempre ambicionara, sendo que neste caso se deve louvar a perícia de António, que realizou este negócio por um magnífico preço.

No comments: